Wiki Terror em Silent Hill
Advertisement
50px-Under construction icon-orange.svg.png ATENÇÃO!
Este artigo está passando por um processo de construção ou reestruturação.
A informação presente poderá mudar rapidamente, podendo conter erros que estão a ser corrigidos.
50px-Under construction icon-orange.svg.png

Pyramid Head
PYramid Head.png
Outros nomes:
Red Pyramid Thing
Red Pyramid
Bogeyman
Estréia:
Outras aparições:
Fukuro
Silent Hill: Origins
Silent Hill: Homecoming
Silent Hill: The Arcade
Silent Hill: Downpour (participação especial)
Silent Hill: Book of Memories
Terror em Silent Hill
Silent Hill: Revelação
Dying Inside
Sinner's Reward
Dead/Alive
White Hunter
Paint It Black
Saúde:
N/A
Locais:
Ruas de Silent Hill (quadrinhos)
Apartamentos Wood Side (SH2)
Apartamentos Blue Creek (SH2)
Hospital Brookhaven (SH2)
Labirinto (SH2)
Hotel Lakeview (SH2)
Grand Hotel (Homecoming)
Igreja do Sagrado Caminho (Homecoming)
Hospital Alchemilla (Homecoming)
Orfanato Wish House (The Arcade)
Escola de Ensino Fundamental Midwich (Terror em Silent Hill)
Igreja (Terror em Silent Hill)
Asilo Brookhaven (Revelação)
Parque de Diversões Lakeside (Revelação)
Santuário (Revelação)
Arma(s):
Grande Faca
Grande Lança
As próprias mãos
Método(s) de ataque:
Esfaquear ou empalar com a Lança
Balançando a Grande Faca
Levantando com o braço e asfixiando
Espancar

Um Pyramid Head, também conhecido como Red Pyramid Thing, é um monstro (e, em dois casos, uma dupla de monstros) que aparecem em Silent Hill 2, como sendo, sem dúvida, o principal antagonista. Em Silent Hill: Homecoming, um monstro conhecido como o Bogeyman se assemelha aos Pyramid Heads de Silent Hill 2, o que reforça a teoria de que os Pyramid Heads é mais do que um mero monstro, tendo em mente que ele tem várias encarnações e é frequentemente associado com sentimentos de culpa e remorso intenso, os Pyramid Heads são o desejo de enfrentar a punição pelo(s) pecado(s) de um caráter individual. Eles aparecem em ambos os filmes de Silent Hill como Red Pyramid, e aparece em várias outras mídias da franquia Silent Hill. Os Pyramid Heads são os monstros mais conhecidos e emblemáticos da série.

Geralmente eles são retratados como sendo os monstros mais violentos e que transmitem mais terror ao jogador. Um significado mais profundo dado a eles explica sua existência como carrascos e algozes de quem enfrentam. Em Silent Hill 2, um Pyramid Head prova que seus atos de violência não visam apenas os seres humanos, pois ele e visto atacando e matando outras criaturas que rondam a cidade de Silent Hill.

Aparência

Previa inspiração do Pyramid Head.

Masahiro Ito, o designer dos monstros de Silent Hill 2, assim como a maioria das outras edições da série, fez uma arte de uma criatura mecânica com a cabeça em forma geométrica, enquanto estudava na Universidade de Arte de Tama, em 1995. Este viria a ajudar na inspiração e no desenvolvimento do projeto do Pyramid Head.

O designer original do Pyramid Head de Ito.

Para Silent Hill 2, Ito estava à procura de um monstro com uma face oculta, algo que o tornasse menos humano e mais perturbador. Sua primeira ideia era um monstro com uma máscara, mas ele percebeu que não era nada mais do que um humano usando um simples disfarce facial. Ele então pegou o conceito mais 'longo', dando ao monstro uma cabeça em forma de um triângulo com ângulos retos e arestas agudas que sugerem a possibilidade de dor.

O designer final do Pyramid Head de Ito.

Em todas as formas, a aparência do Pyramid Head é a de um grande e forte homem humano e, normalmente, é visto empunhando uma Faca ou uma Lança Gigante, exclusivo apenas para Silent Hill 2. Em Silent Hill 2, todos eles vestem uma roupa branca, sem mangas, semelhantes, luvas de borracha e, aparentemente, eles aprecem ter os dedos das mãos fundidos, no entanto, sob uma visão mais de perto, ninguém vai notar que os dedos não são inteiramente uma única malha, pois os polegares são independentes. Embora seus outros quatro dedos ainda sejam vagamente discerníveis, o fato deles nunca se separarem é o que sugere o estado fundido (podendo essa ser outra possibilidade de aflição encarnada na criatura). Seus capacetes em forma de pirâmide icônicos parecem ser um pedaço de metal enferrujado anexado em sua cabeça, com um único furo no lado superior. Um tentáculo ou anexo semelhante a uma língua (ou uma serpente) pode sair por esse buraco e sufocar James. A aparência assustadora do monstro é baseada nos os carrascos que atormentaram a sublime junção de atividades ocultas na história de Silent Hill.

Nos filmes Terror em Silent Hill e Silent Hill: Revelação, a aparência do Pyramid Head é um pouco diferente da vista nos jogos. Seu capacete é um hexágono preto de 6 lados, ao invés dos 7, visto nos jogos e parece muito mais nítido. Segundo o diretor Christophe Gans, a mudança foi necessária porque era impossível para o ator usar o capacete do jogo. As mãos do Pyramid Head visto nos filmes também são diferentes, mostrando dígitos individuais com dedos em vez da palma fundida vista em Silent Hill 2, e ele também não tem luvas. O princípio do projeto básico dos designers do jogo ainda está lá: eles queriam o capacete aparecesse doloroso de usar. No entanto, no filme, ele não faz nenhum gesto que indique usar o capacete em uma luta como com o jogo. No filme, o avental é usado a partir da cintura para baixo e parece ser feito de carne humana costurada.

A aparência física do Bogeyman de Silent Hill: Homecoming é em grande parte baseado no Pyramid Head da adaptação para o cinema, com algumas pequenas diferenças: seus braços parecem estar embebidos em sangue, e seu capacete é de uma coloração um pouco mais clara do que a versão do filme. A faca que ele usa também é serrilhada com a ponta levemente curvada, para que ela se assemelhe a uma faca de combate mais alongada.

Aparência nos jogos

Em Silent Hill 2

Em Silent Hill: The Arcade

Em Silent Hill: Origins

Em Silent Hill: Homecoming

Em Silent Hill: Downpour

Em Silent Hill: Book of Memories

Aparições nos filmes

Em Terror em Silent Hill

Em Silent Hill: Revelação

Aparições nos quadrinhos

  • Dying Inside - Na Edição 5, Whately pode ser visto com a silhueta de uma horda de Pyramid Heads de pé atrás dele.
  • Paint It Black - Quando Ike Isaacs ajuda um grupo de animadoras de torcida a escapar de Silent Hill, um trio de monstros, semelhantes a Pyramid Heads, pode ser visto perseguindo-os.
  • Sinner's Reward - Quando Finn Conway está prestes a matar Jack Stanton em retaliação por ele ter tentado fugir com sua esposa. Durante a vingança Finn acaba causando a morta da esposa, quando um Pyramid Head a mata. Tom Waltz, escritor da história, mais tarde, se arrependeu por ter incluído os Pyramid Heads nos quadrinhos. [2]
  • Dead/Alive - Vários Pyramid Heads vagueiam pelas ruas de Silent Hill quando o outro mundo se sobrepõe ao mundo real.
  • White Hunter - Aqui o Pyramid Head serve como o personagem título neste curto espaço de quadrinhos e é muito parecido com o seu homólogo de Silent Hill 2.

Simbolismo

Em Silent Hill 2

Os Pyramid Heads são a manifestação do desejo não realizado de James para a auto-punição pela morte de sua esposa, Mary. Os Pyramid Heads poderiam representar também a parte mais escura da alma de James. A criatura mostra isso ao cometer atos brutais que James fez ou pensou em fazer, como assassinato, e seus espasmos constantes poderiam simbolizar as necessidades, emoções e medos de James.

A Seita Valtiel, que reverenciavam o anjo Valtiel como sendo o mais próxima de Deus, usavam capuzes vermelhos e vestes brancas, em homenagem a ele e atuavam como executores. A aparência física dos Pyramid Heads é influenciada por esta encarnação de Valtiel. O Book of Lost Memories observa muitas semelhanças físicas entre os Pyramid Heads e membros da seita Valtiel, como seus trajes e luvas de carrasco[1].

A razão pela qual os Pyramid Pyramids assassinam Maria é para lembrar a James que ele matou Mary, James está em negação desse fato, e Maria é uma distração para manter James longe de Mary. Quando James finalmente aceita o que ele fez, depois que Maria é morta pela terceira vez, os Pyramid Heads se atacam, eventualmente, se empalam com suas próprias lanças sinalizando que finalmente cumpriu o seu propósito[2].

Foi teorizado por fãs que o segundo Pyramid Head, que aparece no final do jogo, é a manifestação da culpa de James pela morte de Eddie Dombrowski, embora os dois (em vez de um) Pyramid Heads possam ser encontrados no labirinto, porém, esse local é encontrado antes da morte de Eddie. Masahiro Ito afirmou que o segundo Pyramid Head representa Maria[3].

Os fãs também têm teorizado que os Pyramid Heads são, na verdade, a manifestação coletiva de Xuchilbara, um semi-deus da Ordem. No entanto, Masahiro Ito afirmou que os Pyramid Heads e Xuchilbara não têm qualquer ligação[4].

Um Pyramid Head permite a James o acesso a áreas antes inacessíveis, em duas ocasiões: quando ele drena a água nas escadas do apartamento, e quando ele empurra James para fora do telhado do Hospital Brookhaven para dentro da área de tratamento especial. Isto levou à crença de que o objetivo do Pyramid Head era fazer James aceitar a verdade. Como os outros personagens em Silent Hill 2 mostram um dualismo pronunciado em seu comportamento, o mesmo acontece com James, que quer tanto suprimir a memória de seu crime quanto enfrentá-la.

Os dois Pyramid Heads, ao lado da maioria dos outros monstros em Silent Hill 2, parece ser uma representação da frustração sexual de James durante a doença de Mary. Os capacetes em forma de pirâmide são um símbolo de estar 'preso', a Grande Faca e a Grande Lança podem ser vistas como um simbolo fálico e, em duas ocasiões, elas parecem estar envolvidas em atos de estupro com outros monstros.

O modo como um Pyramid Head procuram por James quando ele se esconde em um armário no Apartamenos Wood Side sugere que eles são cegos, possivelmente fazendo uma alusão de James está "cego" em relação a verdade.

A anotação A chave está no Parque, escrita por um misterioso autor e dirigida a James, pode sugerir que os Pyramid Heads também podem aparecer para outras pessoas, devido ao fato do autor menciona que eles fugiram "daquela coisa", e o Pyramid Head também é conhecido como "Red Pyramid Thing".

Em Silent Hill: Homecoming

Em Homecoming, as origens do Bogeyman não são tão simples. Enquanto ele servia como um carrasco para Adam, ele não pode ser apenas um produto de sua mente. Como o próprio Alex deixou claro, ele não gosta de seu pai. É possível que o Bogeyman sirva ao duplo propósito de arrependimento/penitência (de Adam) e julgamento/punição (de Alex).

O Bogeyman como um todo não parece ser hostil com Alex. Ele pode até mesmo representar o próprio Alex, assim como as outras crianças sacrificadas para ter demônios representando-as, o mesmo acontece com Alex. Isso é reforçado pelo fato de que, assim como as outras crianças-demônios, brutalmente assassinadas, os pais que eles sacrificaram (com exceção da juizá Holloway, que escapou da morte pelas muitas mãos da Asphyxia, apenas devido à intervenção de Alex), o Bogeyman mata Adam Shepherd. Ele pode representar a raiva que Alex sente pelo pai, em vez da culpa de Adam, embora isso não tenha sido confirmado nem negado pela Konami ou Double Helix. O "doutor" durante o pesadelo de Alex é, na verdade, Adam, fazendo a sua morte aqui um vislumbre profético ao seu verdadeiro destino.

A criatura é uma reminiscência de um carrasco, com a lâmina servindo como apoio a esta imagem. Seu capacete, grande e imponente, parece ser um indicativo de um grande fardo a ser colocado sobre os ombros de um único individuo, ou ser forçado a suportar uma grande dor. A própria faca do Bogeyman é tanto uma ferramenta de punição quanto um fardo (a julgar pela forma como o Bogeyman é lento por seu tamanho e peso, apesar de sua aparente força). A faca é serrilhada e se assemelha a uma longa faca de combate, referência à carreira militar de Adam e aos delírios de Alex de ser um soldado.

Quer ou não que o Bogeyman seja equivalente ao Pyramid Head, ou se há alguma relação entre eles, é motivo de debate, apesar de existirem várias dicas que implicam que o Bogeyman seja o mesmo que o Pyramid Heads é ou uma possível variação deles:

  • Há semelhanças visuais nos desenhos do Bogeyman alusivas à Silent Hill 2.
  • Mayan Escalante, artista sênior de Homecoming, refere-se ao Bogeyman como Pyramid Head[5].
  • Codificação dos arquivos do jogo refere-se ao Bogeyman como Pyramid Head[6].
  • O guia de estratégia Baile BradyGames Homecoming também se refere ao Bogeyman como Pyramid Head[7].
  • No guia de estratégia de Homecoming, na sinopse de Silent Hill 2, o Bogeyman é usado no lugar do Pyramid Head. Por exemplo, "James corre para Maria, que está sendo torturada por um grupo de Bogeymans".
  • A estatueta do Bogeyman, usada como merchandise da Konami, foi rotulada como "Red Pyramid Thing"[8].
  • Várias entrevistas com desenvolvedores[9][10].

O desenvolvedor Tomm Hulett disse que o fato do Bogeyman e o Pyramid Head serem, ou não, a mesma coisa já é uma questão da "interpretação de cada jogador."

Nos filmes

A pintura no hotel.

Os produtores do primeiro filme afirmaram no making-of que, tanto os seres humanos quanto as criaturas que aparecem na versão do Outro Mundo de Silent Hill são ambas punidas. O Red Pyramid, por exemplo, sua punição é ter que usar o grande e pesado elmo. O diretor Christophe Gans também afirmou que a aparência do Red Pyramid é baseada a partir de uma perspectiva feminina sobre a brutalidade masculina, ou seja, a de Alessa Gillespie.

O Red Pyramid pode, também, ser baseado em uma pintura que Alessa viu no Grand Hotel, pouco antes dela ser queimada viva pelos cultistas. A pintura, intitulada de A Procession of Flagellants, possui homens com chapéus em forma de cone e roupões ao redor de suas cinturas.

Outra teoria para a origem do Red Pyramid é que ele pode ser a encarnação do "pai" da Alessa - um homem desconhecido para ela, usando uma máscara que esconde sua identidade, uma figura autoritária criada para punir aqueles em Silent Hill que tinham punido ela no passado. No primeiro filme, durante a cena em que ele tenta arrombar uma porta para alcançar a Rose e Cybil, o Red Pyramid representa um estuprador, com o diretor afirmando (nos comentários da versão em Blu-Ray) que os golpes de faca na porta representam uma mulher sendo estuprada, enquanto que os pequenos insetos que o seguem e que se "derramam" através da porta depois dos golpes com a faca, representam esperma. É provável que seu aparecimento dentro da Escola de Ensino Fundamental Midwich, no momento do ataque, tenha relação ao fato e ao local aonde Alessa foi estuprada pelo zelador da escola, quando ela tinha 9 anos. Gans também afirmou que o Red Pyramid é uma metáfora para a violência e a brutalidade masculina.

Em Silent Hill: Revelação, o escritor/diretor Michael J. Bassett afirmou que o Red Pyramid serve como um "pai substituto" para Sharon/Heather quando Harry/Christopher foi raptado, preenchendo sua necessidade de uma figura paterna protetora. O Red Pyramid aparece duas vezes para proteger Heather: a primeira vez no asilo e, mais tarde, contra Claudia que se torna a criatura conhecida como Missionário.

Elmo

O capacete do Pyramid Head é sua característica mais marcante, e como tal, também é revestido de simbolismos. O capacete tem uma forte semelhança com os capuzes vermelhos que os carrascos da Ordem usam, referenciando ainda mais o papel do Pyramid Head como um "carrasco" dos pecadores. No entanto, o capacete também é projetado para parecer extremamente desconfortável, agindo como um instrumento de tortura, assim como um símbolo de autoridade. Também é algo fálico, similar à Grande Faca, simbolizando a virilidade masculina.

Em Silent Hill: Homecoming, o Bogeyman não parece particularmente incomodado com seu capacete, embora no fim do jogo, quando se examinar o capacete de perto, o interior das duas metades do capacete são revestidas com estacas, as que, sem dúvida, se cravam no crânio do usuário. Como tal, o próprio Bogeyman é uma encarnação de punição, sendo obrigado a usar o capacete horrivelmente projetado, que suporta ainda mais o seu papel na prestação da punição.

Curiosidades

Veja também

  • Fukuro — Um curta-metragem de 3 minutos que inclui o Pyramid Head. Possui filmagens em 3D de Silent Hill 2, junto com outras imagens abstratas e sons.

Referências

Advertisement